
O Pont-l'évêque é um queijo francês da região da
Normandia, classificado desde 1976 com DOC (denominação de origem controlada). Ele deve seu nome à
comuna francesa de Pont-l'Évêque (
departamento de Calvados), onde é fabricado há alguns séculos.
Trata-se de um queijo à base de leite de vaca. Seu interior é macio e cremoso, de textura suave e levemente amarelo. A casca é branca, com uma leve coloração bege-alaranjada. Vem em forma de cubos e seu peso médio é de 420 gramas. Geralmente, é considerado como um dos queijos mais populares da França, junto com o
Brie, o
Camembert e o
RoquefortSeu período de degustação mais adequado vai de maio a setembro, embora também possa ser consumido de abril a novembro. A maturação (affinage) requer pelo menos duas semanas, mas pode se estender a até mais de seis.
A produção anual gira em torno de 3500 toneladas, sendo a maioria produzida por dois grandes fabricantes. Somente 2% da produção advém de propriedades menores. Bisson et fils, Lanquetôt, Lepeudry e Levasseur são produtores aclamados. (fonte Wikipedia)

Esse queijo foi produzido pela Queijaria Serra das Antas. Queijo de casca lavada com massa mole, não cozida e não prensada. No início da maturação, o sabor é levemente adocicado, porém após 3 ou 4 semanas de maturação, a massa se torna untuosa com pequenas olhaduras e sabor forte. Durante o período de maturação, que dura 2 semanas, os queijos são virados diariamente e lavados duas vezes por semana em uma salmoura muito suave, onde se desenvolvem alguns fermentos responsáveis pelo aroma, textura e cor da casca. Este processo é sempre iniciado nos queijos mais velhos e termina nos mais novos, transmitindo assim, as “sementes” dos fermentos para os queijos recém chegados a câmara de maturação. Ao término deste período de lavagem, crescerão alguns tipos de mofos naturais, predominando a cor avermelhada com a ocorrência de mofos brancos e eventualmente azuis.
Neste dia também foi degustado um vinho português da região do Douro e um Foie Gras artesanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário